FacebookInstagram
My Image
My Image
contacto@relappa.com
My Image
My Image

                               Educação Positiva



A Educação Positiva integra as melhores Práticas Pedagógicas com a ciência da Psicologia Positiva.Promove um novo paradigma educacional onde, em ambientes escolares positivos, apóia e incentiva estudantes, escolas e comunidades a se desenvolverem a partir da complexidade emergente. Centra-se em fortalecer o caráter, os relacionamentos, promove a atenção plena, aumenta a capacidade de recuperação pessoal, promove um estilo de vida saudável e uma vida autônoma com significado, onde se sentir bem é fazer o bem.

My Image



Educação Positiva, Argentina:


Enfoque aplicado no Ministério da Educação da Província de Buenos Aires.A estratégia baseia-se na criação de comunidades de aprendizagem em cada região.Há mais de 2.000 escolas inscritas e se capacitando em um programa de ambiência escolar e educação emocional.A Educação Positiva é trabalhada através de um pensamento sistemático, a partir da complexidade emergente que possam criarambientes positivos dentro das escolas públicas .Você pode ver mais informações e baixar conteúdos em:



Educação Positiva, Brasil

 
A Psicologia Positiva na construção da felicidade:

Projeto Colégio Eduardo Guimarães, Rio de Janeiro, Brasil


Do que as crianças, jovens e adultos com ou sem deficiênciasprecisam? De respeito. De afeto. De amor. De aceitação genuína. De que acreditem no seu potencial. Como qualquer outra pessoa. E é aí que entra a Psicologia Positiva – movimento científico que, ao invés de focar no que não está bom nas pessoas e instituições, preferiu olhar "o lado bom da vida". A Psicologia Positiva observa as diferenças socioindividuais já no ponto de partida: a ideia é que se transformem em semelhanças no ponto de chegada, acreditando no investimento e consequente enriquecimento do lado mais saudável de cada um.

Com esse projeto, o Colégio Eduardo Guimarães, no Rio de Janeiro, Brasil, estávoltadoà identificação e à compreensão das virtudes dos alunos, professores e funcionários, auxiliando na construção de vidas mais felizes e produtivas. Nosso olhar está direcionado à eficiência, e não à deficiência; exaltar os talentos e pontos fortes de cada um, para que os indivíduos se percebam e se reconheçam em seus aspectos positivos.

A Educação Positiva nos trouxe subsídios para um trabalho com consistência, propiciando o autoconhecimento do educando, favorecendo a definição de metas próprias e congruentes com seus valores, talentos, forças de caráter, motivações, emoções e pontos fortes, enfim, de suas qualidades. Nessa caminhada, o educando é levado à descoberta de uma vida com sentido e com propósito, e os relacionamentos ganham em qualidade.

As coordenadorsa observaram mudanças, avaliando que os alunos aproveitam bastante o trabalho nos moldes da Educação Positiva. A responsável pelo turno da manhã, relatou que quando há algum conflito e os alunos são levados à coordenação, ela trabalha para que identifiquem a emoção que estão sentindo, pede que respirem, e daí, conseguem se acalmar e solucionar o conflito de forma mais consciente. Segundo a coordenadora, os alunos já compreenderam que quando uma emoção é muito forte, causa um rebaixamento cognitivo (alguns não conseguem guardar o termo, e dizem “emburrecimento”), que atrapalha na resolução dos problemas.

Algumas turmas da manhã, começaram também nesse bimestre, com aulas de Yoga, o que, com certeza, trará outros benefícios. Os grupos da tarde e da noite, já estão praticando desde 2017, e já observamos que a prática de Yoga e mindfulness - ou meditação de atenção plena,no contexto escolar, trouxe vários efeitos positivos; melhorou a capacidade de sustentar o foco, a redução do estresse e a diminuição de comportamentos violentos.A neurociência comprova que a técnica é capaz de causar alterações estruturais e funcionais no cérebro.

Esse trabalho tem sido apresentado por nós em congressos nacionais e internacionais, e temos sido reconhecidos pela importante contribuição na construção da paz.  É somente por meio de uma “educação emocional”, onde o indivíduo possa aprender a lidar com suas próprias emoções e com as de seus pares, onde tenha a possibilidade de descobrir-se enquanto pessoa, com suas forças e fraquezas, que poderá desempenhar um papel construtivo dentro da sociedade. O autoconhecimento vai capacitar o aluno a lidar no coletivo, podendo colocar-se com mais empatia e tolerância no convívio com o outro. O conhecimento formal, só terá serventia se o indivíduo souber empregá-lo no mundo, de forma a contribuir para uma sociedade mais harmoniosa, cooperativa e feliz.

Camilo Castellón

Diego García Álvarez

María José Soler

Maria Mussi

My Image
My Image

Delfina Terrado

My Image

 Educação Positiva, Chile


Na cidade de Valdivia, no Chile, é aplicado um programa de "Práticas Pedagógicas Positivas" no sistema público de escolas municipais.Existem 41 escolas, com um total de 12.396 alunos, que fizeram uma avaliação de bem-estar e, em seguida, metade destas escolasrealizaram um programa de 5 anos em Educação Positiva.O programa objetiva treinar professores para desenvolver as 24 forças de caráter em seus alunos, além de treiná-los em atenção plena, estado de fluxo e disciplina positiva.O objetivo é produzir uma mudança de paradigma, de uma educação industrial para uma educação agrícola e promover um clima educacional de bem-estar e alto desempenho acadêmico.

http://sep.educacionvaldivia.cl/
My Image
My Image
My Image
My Image

Educação Positiva, Uruguai:

A “Jovens Fortes” é uma associação civil, secular e sem fins lucrativos fundada em 2014, que promove a formação integral de crianças e jovens, através do desenvolvimento de virtudes, forças de personalidade e habilidades.   Esta associação busca desenvolver um caráter forte e saudável emjovens, com valores sólidos, para que possam fazer uso adequado de sua liberdade e responsabilidade, alcançando maior autonomia e realização.Com uma participação ativa da comunidade educacional: alunos, pais e professores, o objetivo é formar pessoas resilientes , criativas e positivas, com pensamento crítico, comprometimento e autocontrole.

http://www.jovenesfuertes.org/
My Image
My Image
My Image
My Image
Lourdes Achard​​​​​​​